terça-feira, 27 de outubro de 2015

PORQUE ENVELHECER É VIVER...


Visite o separador "Os nossos Idosos" e veja algumas das atividades realizadas na Instituição, em que todos os dias se luta por diminuir percepções e valores estereotipados ligados ao processo de envelhecimento.



segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Estudo realizado na área da saúde

De Maio de 2014 a Abril de 2015 foi realizado um estudo pelos Indicadores de Qualidade - Área da Saúde, pela Enfermeira responsável Adélia Casaleiro do Lar Nossa Senhora da Conceição - Casa do Povo da Freguesia de Freiria, com o objectivo da valorização da vida e dignidade humana.  


As Estruturas Residenciais para Idosos constituem uma resposta eficaz para aqueles que necessitam de cuidados diferenciados e que não os conseguem obter o seu domicilio. Perante a pessoa institucionalizada em Estruturas Residenciais para Idosos é fundamental uma intervenção atenta e efectiva ao nível da preservação das capacidades físicas, cognitivas e sociais, o que sublinha a necessidade da qualidade do serviço de saúde. Efectivamente, todo o idoso tem o direito de ser cuidado com respeito, dedicação, competência e apoio adequado, visando sempre a melhoria da sua saúde, da sua qualidade de vida e sobretudo da sua funcionalidade.
A qualidade da Instituição Lar de Idosos, ao nível da saúde, revela-se não somente através da existência de processos individuais de saúde devidamente organizados, completos e actualizados mas sobretudo através de um conjunto de indicadores sustentados pelas evidências cientificas actuais. Neste contexto, em Abril de 2014, foram identificadas três áreas que consideramos importantes de caracterizar e monitorizar de forma sistemática de forma a constituírem uma base de trabalho com vista a uma melhoria contínua da qualidade de cuidados prestados. Como preconizado por Sublett (2008), a utilização de indicadores de qualidade dos cuidados de saúde não pode ser considerada em si mesma como um fim, mas sim como meio, numa procura constante de melhoria dos cuidados prestados.
As áreas identificadas foram:
  • Prevenção de complicações (úlceras de pressão e quedas);
  • Funcionalidade;
  • Acompanhamento na doença crónica;
A monitorização das áreas identificadas teve inicio em Maio de 2014, sendo os resultados obtidos referentes aos 12 meses subsequentes (1 Maio de 2014 a 30 Abril de 2015).
Os resultados obtidos permitem-nos efectuar um diagnóstico objectivo ao nível da área da saúde, identificar áreas de melhoria e definir objectivos para o futuro. De forma sumária:

  • No âmbito das úlceras por pressão, as taxas de prevalência e incidência são reduzidas, encontrando-se muito abaixo das mádias nacionais relativas a Instituições similares - Hospitais e Unidades de Cuidados Integrados. A salientar também os excelentes resultados ao nível da cicatrização das lesões existentes;
  • No âmbito das quedas, a taxa de incidência, comparativamente a Instituições similares é reduzida;
  • Ao nível da funcionalidade a salientar que no período de um ano mais de metade dos utentes não aumentou o grau de dependência, mantendo-a, verificando-se inclusiva 12% que obtiveram ganhos em funcionalidade;
  • Ao nível de acompanhamento na doença/idas às urgências hospitalares, salienta-se o reduzido número de idas, tendo-se verificado apenas em situações de doença aguda.
Os resultados obtidos são francamente positivos e relevantes, fruto da politica de trabalho vivenciada na Instituição. A atenção e dedicação ao idoso são reveladoras de um forte profissionalismo, fazendo jus ao lema da Instituição.

A qualidade nunca se obtém por acaso.

Trabalhamos com pessoas e para pessoas.

Referências bibliográficas
  • SUBLETT, C. (2008) - Adding to the evidence base: quality improvement projects. Urologic Nursing. Vol.

Freiria, 31 de Agosto de 2015

Enfermeira Adélia Casaleiro

O fotógrafo vem aí!



 Dia 15 de outubro (quinta feira)
Como foi referido na reunião de pais e com a vossa autorização o fotógrafo estará na nossa instituição a partir das 9h para tirar lindas fotografias aos nossos meninos e meninas para mais tarde recordar…
Pedimos encarecidamente que, quem tiver bibe faça o favor de o trazer.
Nota: A ginástica da sala azul será na sexta feira

O nosso muito obrigada pela sua colaboração
A equipa pedagógica

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

E assim foi a festa do idoso...

Entre risos e muitas brincadeiras, a Casa do Povo de Freiria, proporcionou momentos deliciosos entre todos os seus utentes...


Ser-se idoso é partilhar muitas vivências e experiências de vida...
É relembrar momentos de meninice, que com as mãos dadas ao passado, fazem elo com os do presente...


Venham espreitar a janela virtual das "Nossas crianças", onde poderão desvendar as aventuras desse dia que foi encantador!!



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia do Idoso - Vamos festejar com os nossos avós!


A todos os idosos e cuidadores que aqui permanecem na nossa Casa do Povo de Freiria, muitas felicidades.

A mão de quem cuida é certamente uma mão de Deus que engrandece a vida na Terra.


Feliz dia do Idoso...
Feliz dia dos avós... os da Terra e os do Céu!