Respostas Sociais


Creche - 25 utentes

Jardim de Infância - 50 utentes

No nosso Jardim (Infância) existem várias flores perfumadas e de mil cores...

Neste cantinho botânico chamado Freiria, aparecem quatro lindos canteiros,cuidados por experientes jardineiras...
O canteiro da creche é um viveirinho onde abraçamos com carinho e regamos com muitos mimos vinte e cinco  pequenas flores (entre os 5 e os 36 meses). 


Estas flores, são estimuladas por variados pós mágicos que ajudam a crescer num ambiente saudável e alegre, com base nos princípios implícitos no Manual de Qualidade da Segurança Social...
...Sócio afetividade...



...Psicomotricidade...


 (motricidade global, motricidade fina, mobilidade e tónus muscular)




...Aprendizagem e cognição...


(vivências no exterior, mundo animal, capacidades fonológicas e articulatório...


...educação alimentar, classificação e seriação...


...estruturas espaciais...


...educação pela saúde, entre muitas outras áreas da aprendizagem e cognição)


...Higiene, saúde e segurança...




No jardim-de-infância existem dois lindos canteiros (o amarelo e o azul), onde crescem com ternura, divertidas flores num clima harmonioso de amor e educação ( dos 3 aos 5 anos).













Os sais encantados aqui utilizados fortalecem-nas dentro áreas de conteúdo, de acordo com as orientações curriculares do DGI do Ministério da Educação.







ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO 


- Expressão Plástica
- Expressão Motora


- Expressão Dramática




-Expressão Musical


- Domínio da matemática



- Domínio da Linguagem Oral e abordagem à Escrita




ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO




Todas estas aventuras são:
  •  planificadas ( planos individuais; projeto pedagógico; projeto curricular de sala; plano de atividades semanais)
  • registadas (registo de cuidados, saúde e segurança; registos de entradas/saídas)
  • avaliadas periodicamente (avaliação do PI; avaliação do PP; avaliação do PCS)
conforme indicação do Ministério da Educação.


                                     
A sua validação passa pelo profissionalismo de todos os intervenientes educativos sempre com o intuito de promover saudavelmente o crescimento qualitativo e equilibrado das FLORES deste JARDIM (infância).

Estrutura Residencial para Idosos
(Lar) - 36 utentes

Resposta Social destinada a alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos.

Objetivos:

- Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicosocial das pessoas idosas;
- Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
- Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar;
- Potenciar a integração social.

Centro de Dia - 50 utentes

Resposta Social que presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção no seu meio social e familiar, das pessoas que precisem dos serviços prestados pelo centro de dia.

Objetivos:

- Assegurar a prestação de cuidados e serviços adequados à satisfação das necessidades e expectativas do utilizador;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- Promover as relações pessoais e entre as gerações;
- Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
- Contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em Instituições;
- Promover estratégias de desenvolvimento da auto-estima, da autonomia, da funcionalidade e da independência pessoal e social do utilizador.

Serviço de Apoio Domiciliário - 6 utentes

Resposta Social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

Objetivos:

- Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
- Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
- Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a Estruturas Residenciais;
- Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia;
- Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes;
- Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
- Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.


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